Atualidade nos Media

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2018/2019

Código: CS100007
Sigla: AM
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ricardo Jorge Melo Nunes
Corpo docente: Ricardo Jorge Melo Nunes

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao final da UC os alunos devem estar aptos a:

- Perceber o processo de construção da agenda noticiosa
- Compreender os diversos factores que condicionam o exercício do jornalismo
- Identificar as rotinas profissionais dos jornalistas
- Analisar criticamente os critérios que determinam a noticiabilidade dos acontecimentos
- Avaliar a relação entre jornalistas e fontes de informação
- Reconhecer as especificidades da linguagem jornalística
- Utilizar técnicas básicas para a escrita jornalística

Conteúdos programáticos

1. A agenda noticiosa
Os constrangimentos que condicionam o funcionamento do campo jornalístico
Rotinas profissionais dos jornalistas
A relação entre as agendas política, pública e mediática
Critérios de noticiabilidade: os valores-notícia
Jornalistas e fontes de informação
Os tipos de acontecimentos

2. A linguagem jornalística
A notícia como narrativa
Jornalismo e as esferas do consenso, do desvio e da controvérsia
Jornalismo de referência vs. Jornalismo popular
A polémica da objetividade no jornalismo
Informação vs. Opinião
Enquadramento noticioso
Hard news e soft news

3. A escrita jornalística
Elementos básicos da notícia: lead, técnica da pirâmide invertida, título.
Busca de dados e informações
Exercícios de produção de notícias.


Metodologias de ensino

A disciplina é lecionada com base no equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas. Com inspiração na metodologia Problem Based Learning, serão feitos estudos de caso sobre os temas abordados e serão solicitadas leituras, apresentações e reflexões por parte dos alunos (individuais e em grupo) como forma de tornar o processo de aprendizagem interativo.


Metodologia e provas de avaliação

O modo de avaliação inclui:

Teste de avaliação de conhecimentos (40%)
Exercícios em sala de aula (20%)
Redação de notícias (40%).

Página gerada em: 2024-04-28 às 00:47:23